A inteligência artificial (IA) está dominando muitas áreas, desde assistentes virtuais a motores de recomendação e automação industrial – apenas para citar algumas. Porém, muitas soluções de IA são entregues de forma proprietária por grandes empresas de tecnologia. Mas e se houvesse um IA que todas as pessoas pudessem usar? É aqui que entra a IA de código aberto.
O que é IA de Código Aberto?
IA de código aberto significa projetos, ferramentas e modelos de inteligência artificial que têm seu código disponível para o público usar. Isso dá as pessoas, qualquer uma, a chance de mexer neles e melhorá-los a seu gosto, gratuitamente. Não é preciso pagar para usá-los nem temos que depender de nenhuma única firma.
Exemplos populares incluem TensorFlow (criado pelo Google), PyTorch (desenvolvido pelo Facebook) e modelos tais como o Stable Diffusion para imagens de geração de imagens e o GPT-2 e GPT-3 modelos para processamento natural.
Porque a IA de Código Aberto é Importante?
Acessibilidade: Democratiza acesso à tecnologia, permitindo que estudantes, pesquisadores e programadores criem soluções a baixo custo.
Transparência – Código aberto significa que tecnologia pode ser auditada e verificada, reduzindo assim perigos de parcialidade e manipulação.
Inovação Colaborativa – A comunidade global pode contribuir com melhoramentos, corrigir falhas e expandir a capacidade dos modelos.
Independência Tecnológica. – Os usuários não precisam manter-se enredados em software proprietário, adaptando-o em vez disso às suas próprias necessidades.
Como começar com IA de Código Aberto?
Se você é iniciante e quer explorar essa área, comece estudando algumas ferramentas fundamentais:
Python – A principal linguagem usada para IA.
Bibliotecas Populares – TensorFlow, PyTorch e Scikit-Learn.
Plataformas e Comunidades – GitHub, Hugging Face e Papers with Code.
No IA Aberta, vamos explorar passo a passo como utilizar essas ferramentas para criar seus próprios projetos. Fique ligado para mais artigos.